Alentejo e Beja: das colinas suaves e olivais à riqueza arqueológica de impérios antepassados

The Key to Évora

Da cidade de Beja pode esperar um património impressionante, conservado por séculos. Conhecida pelos museus que abrigam artefatos arqueológicos e por uma coleção de arte moderna, toda a região ao redor da cidade possui uma atmosfera tranquila, com muitos restaurantes que servem a deliciosa culinária local, como o famoso porco preto, as migas, o ensopado de borrego e o queijo de cabra.

Participe no Congresso. A melhor maneira de conhecer o Alentejo é a senti-lo de perto!

O que pode conhecer em Beja:

The Key to Évora
© CM Beja

Castelo de Beja

Monumento medieval mais emblemático da cidade, esta fortaleza de construção no início no século XIII destaca-se pela sua imponente Torre de Menagem com quase quarenta metros de altura.

© CM Beja

Museu Regional de Beja | Rainha Dona Leonor

Instalado no antigo Convento da Conceição, este espaço cultural da cidade abarca uma multiplicidade de coleções com ênfase no território do Baixo Alentejo – as artes da escultura, pintura, ourivesaria, azulejaria, artes decorativas, metrologia, etnografia e arqueologia estão presentes.

© CM Beja

Trilhos da Biodiversidade

O concelho de Beja tem vários “hot spots” para a observação da avifauna, com destaque:‍

  • Todo o curso do Rio Guadiana, da confluência da Ribeira de Odearça até á confluência com a Ribeira de Terges e Cobres.
  • A Barragem do Pisão, em Beringel e Trigaches e as Barragens dos Coitos e Diabrória perto da Base Aérea e Aeroporto de Beja.
  • A zona de peneplanície Azinhalinho/Trindade/Albernoa confinante com a ZPE de Castro Verde.
  • A Ribeira de Terges e Cobres da ponte da EN Beja - Mértola até á confluência com o Rio Guadiana e a Ribeira de Odearça desde a Ponte do IP2 a Norte de S.Matias até á confluência com o Rio Guadiana na denominada Varginha.
  • A Barragem do Roxo na zona de Santa Vitória e Mina da Juliana.
  • A zona do Monte da Apariça/Torre do Pinto, confinante com S.Matias, com bom potencial para aves de Planície e estepárias
© CM Beja

Villa Romana de Pisões

Acidentalmente descoberta nos anos 60, este testemunho arqueológico de antigas estruturas agrárias romanas ainda conserva os mosaicos dos pavimentos de algumas dependências, o hipocausto (sistema de calefação) do complexo termal e a natatio (piscina).